terça-feira, 21 de junho de 2011

SUGESTÕES PARA RELATÓRIO 4º ANO SEMESTRAL

As sugestões devem apenas norteá-lo . Não proponho receita e sim um começar!
Afinal...
temos cinco dedos em cada mão, nenhum é igual!


aluna x

Com base nos objetivos trabalhados no semestre a aluna apresentou excelente desempenho. Participa ativamente das atividades propostas com interesse produtividadee crescente desempenho. Relaciona-se de maneira cordial com o grupo sempre solicita e disposta a colaborar. Nas atividades de leitura e escrita lê com pontualidade e boa expressividade vários tipos de texto, fazendo contexto com a realidade.
Apresenta apreciável interpretação e argumentação nos textos. Expressa pensamentos ordenando-os e concluindo-os . Escreve, ordena e amplia frases, elaborando textos coerentes e criativos atendendo aos gêneros propostos.
Aplica a escrita conforme sistema alfabético utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento. Aplicado a psicogênese a aluna encontra-se no nível(........). Emprega preocupação na escrita utilizando dicionário para pesquisas e dúvidas.
No contexto gramatical aplica sinônimos/antônimos; substantivos (próprio, comum, derivado, composto) Separa e classifica as palavras quanto ao número de sílabas e tonacidade.
Nas atividades de conhecimento lógico matemático apresenta potencial igualmente apreciável.
Realiza cálculos de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Constrói conceitos lógicos e situações problemas envolvendo as operações acima. Reconhece e aplica ordens e classes dos números até dezena de milhar, desenvolvendo leitura e escrita dos mesmos, relacionando-os as suas quantidades. Resolve multiplicação em situações de dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. Avalia e interpreta tabelas e gráficos aplicando os números aos resultados. Reconhece Universo, Terra e Sistema Solar.
Pontos de referência (leste, oeste, norte, sul) e aplica em situações de avaliação e estudo de mapas e localização. Reconhece os elementos da Biodiversidade e sua importância para vida no planeta. Apresenta conhecimentos gerais quanto a zona rural, urbana, planejamento de Brasília, saneamento, conservação do meio ambiente, entorno, região administrativa. Apresenta conhecimentos de fatos importantes da colonização e influências no contexto atual do Brasil.
A aluna apresentou ótimo aproveitamento na aquisição dos conteúdos no bimestre.











aluno y

Com base em observações diárias foi possível constatar que a aluna participa das atividades propostas ,embora precise de auxílio contante.Relaciona-se de maneira agradável com colegas e professora atendendo a normas da boa convivencia em grupo.
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de leitura e escrita. Lê com dificuldade e esforça-se em aprender. A leitura ainda é silábica, percebe-se que esse processo está em construção. O aluno troca muitos fonemas o que dificulta a expressividade e entendimento do todo.
Constrói frases e pequenos textos com notável erros ortográficos mediante psicogênese encontra-se A2, devido a falta de relação letra som. A expressão do pensamento apresenta conflitos o que reflete na escrita e produções de texto.
Observa-se que as construções textuais precisam de maior coerência, coesão, ordenação e argumentação. O que leva a construções mais “simples”.
No contexto gramatical atende bem a aquisição de regras e conceitos. Separa e classifica palavras quanto a tonacidade e número de sílabas; emprega sinônimos e antônimos, reconhece os substantivos e emprega-os no contexto. Analiso sua maior dificuldade na leitura e grafia das palavras. Ao mesmo será proposto reforço, lugar mapeado a frente para melhor atenção, atividades e atendimento individualizados, tarefas de casa diárias, afim de potencializar o aluno nas suas limitações e falta de pré-requisitos de leitura escrita.
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas, realizar cálculos simples de adição e subtração, emprega uso do material dourado.
É curioso e questionador, constrói conceitos lógicos matemáticos, realizando cálculos no contexto de situações problemas. Realiza agrupamentos e desagrupamentos de unidades, dezenas, centenas e milhar.
Reconhece os números e quantidade até dezena de milhar. Apresenta idéia de multiplicação em dobro, triplo, quádruplo. Avalia e interpreta tabelas e gráficos aplicando os números aos resultados.
Nos conhecimentos gerais de História/ Geografia e Ciências aplica o conhecimento de forma gradual. Apresentando avanços na argumentação, ordenação e criticidade. Relacionando gradativamente teoria e prática no conhecimento de mundo.
O aluno apresentou dificuldade na leitura e escrita e bom potencial em matemática. Vencendo com limitações os conteúdos propostos no bimestre.





aluno w


Com base nos objetivos propostos no semestre o aluno demonstrou bom aproveitamento e desenvolvimento na leitura e escrita.Lê confluência textos diversos com boa pontuação e entonação apresenta boa interpretação e oralidade desenvolvida.Escreve ,ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos. O texto apresenta
Criatividade e lógica atendendo ao gênero proposto. Nas atividades de ortografia tem ótimo desempenho nas construções com padrões simples ,nasalizações (m /n)antes de P e B (~),encontros consonantais(lh ,ch,nh,ss,RR,SC,qu,gu ,vale ressaltar que precisa aprimorar silabas com (xc).Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/).As silabas com encontro consonantal são empregadas com êxito.Na parte gramatical emprega acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,sinônimos e antônimos substantivos(apresenta e emprega no contexto)classifica as palavras quanto ao numero de sílabas e tonacidade.
O aluno realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações.Resolve situações problemas empregando a lógica e raciocínio.Compõe e decompõe números/ quantidades segundo ordens e classes até centena de milhar,reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo).
O aluno comunica-se com clareza ,expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. É expressivo e manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta ,demonstra interação e conhecimento nas áreas de conhecimentos gerais (história ,geografia ,ciências)Em
Prega conhecimento de pontos cardeais e colaterais para localização e analise de mapas ,reconhece a ação do homem e natureza na modificação de paisagens e meio ambiente.
O aluno concluiu o semestre com bom aproveitamento e bom desempenho cognitivo.


aluno (com dificuldade de aprendizagem)

Com base nos objetivos propostos no semestre a aluna demonstrou dificuldade na assimilação dos conteúdos propostos não apresentando autonomia em resalvê-los sozinha.Relaciona-se de maneira pouco expressiva com o grupo apresentando timidez e pouco entrosamento. As regras de convivencia são em grande maioria empregadas com bom êxito. Na leitura apresenta timidez recusando ler em voz alta mas esforça-se para vencer essa limitação. Participa ativamente das atividades de sala de leitura , projeto portífolio da leitura e escrita , diário de bordo. Lê textos diversos de gêneros selecionados no semestre( receitas ,contos, poesias ,reportagens anúncios ,dissertações) dentro do seu potencial , Com pontuação e entonação em processo de desenvolvimento .A interpretação merece uma especial atenção. Escreve ,ordena e amplia frases,formando pequenos textos, as vezes com frases soltas no contexto. Nas atividades de ortografia tem bom desempenho nas construções com padrões simples . Contudo, nos empregos de nasalizações (m /n)antes de P e B (~), encontros consonantais(lh ,ch,nh,ss,RR,SC,qu,gu ) precisa de treino e aprimoramento. vale ressaltar que precisa reforçar letra /som para mair entendimento e grafia das palavras . Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos com algumas trocas (f,v/t,d/,b,p/). Na parte gramatical tem apresentado crescimento e já controi palavras empregando acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,sinônimos , antônimos e substantivos,classifica as palavras quanto ao numero de sílabas , na tonacidade precisa de intervenção e aprimoramento.
O aluno realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações . Apresenta acentuada dificuldade em compreender Composições e decomposições dos números segundo ordens e classes até centena de milhar o uso do concreto ( sapateiras, canudos, QVL) faz-se necessário diariamente.Reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,triplo) . A aluna participa de reforço semanal em horário contrário ,escola aberta para desenvolvimento da auto estima e criticidade. A aluno comunica-se com clareza ,expressando de modotimido ,porém organizado. É pouco expressiva em manifestar suas emoções e limitações. Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta . Nas áreas de conhecimentos gerais (história ,geografia ,ciências)tem boa participação manifestando opiniões dentro do seu conhecimento. Emprega conhecimento de pontos cardeais e colaterais para localização e analise de mapas ,reconhece a ação do homem e natureza na modificação de paisagens e meio ambiente .Reconhece importância da boa alimentação para vida saudável e desenvolvimento da aprendizagem.
A aluna concluiu o semestre com dificuldade na produção de textos,ortografia e atividades de raciocínio lógico. Devendo continuar com reforço em horário contrário ,atividades individualizadas,lugar mapeado para melhor concentração nas aulas e apoio familiar nas atividades escolares. A mesma concluiu o semestre com dificuldade nas atividades propostas para o semestre.

14 comentários:

  1. ttia cade as nossas fotos?

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos relatórios, ficaram bem organizados

    ResponderExcluir
  3. gostei .os relatórios estao bem claros.

    ResponderExcluir
  4. Os relatórios estão perfeitos! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Muito bons os relatórios!!! Excelente!!! Obrigado por compartilhar conosco...

    ResponderExcluir
  6. gostei muito dos relatorios muitos bons obrigada

    ResponderExcluir
  7. gostei muito dos relatorios muitos bons obrigada

    ResponderExcluir
  8. VERA R ANDREOLI Obrigada por me ajudar gostei muito precisava muito os relatorios estao bem claros.

    ResponderExcluir
  9. VERA R ANDREOLI Obrigada por me ajudar gostei muito precisava muito os relatorios estao bem claros.

    ResponderExcluir
  10. Ótimos os relatórios!!

    ResponderExcluir
  11. sua clareza em expor os conteúdos trabalhados foram fundamental para a construção dos meus relatórios. excelente!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo os relatórios'me ajudou demais!Abracos

    ResponderExcluir
  13. Ótimo os relatórios'me ajudou demais!Abracos

    ResponderExcluir